Instituto Pensar - Inseticida natural mata mosquito da dengue

Inseticida natural mata mosquito da dengue

por: Mônica Oliveira


Pesquisadora da UFPB cria inseticida que mata o mosquito da dengue — Foto: Raíssa Helena/UFPB/Divulgação

Em tempos de negacionismo científico, pouco apoio governamental e retenção de recursos, pesquisadores seguem construindo conhecimentos essenciais, por exemplo, para salvar vidas. Na última terça-feira (7) foi anunciada conclusão da pesquisa que desenvolveu um inseticida natural que mata o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, com eficácia comprovada e baixo custo.

A pesquisa do inseticida, encampada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Algodão), é conduzida professora Fabíola Cruz, do departamento de biologia celular e molecular da UFPB.

De acordo com resultados, o produto, feito de extrato de agave – planta conhecida como sisal, tem rápida ação e não é tóxico para outros animais. Como registra o G1, o inseticida se mostrou eficaz em qualquer fase de vida do mosquito vetor da dengue, zika e Chikungunya.

Pesquisa, produção e valorização da cultura

O próximo passo, segunda a pesquisadora responsável, é buscar parcerias para que o inseticida, já patenteado pela Embrapa e UFPB, seja comercializado. "Nem a UFPB e nem a Embrapa têm condições de produzir, de tornar o inseticida comercializável. Então, para isso, precisamos de um agente externo, que seria uma indústria”, explicou a professora Fabíola.

A dimensão de valorização da cultura do sisal é outro ponto destacado pela professora, que vê oportunidade de renda para a cadeia de produtores da planta na Paraíba.

Dengue na pandemia

Em junho deste ano, boletim emitido pela Secretaria de Saúde do Estado (SES) durante a pandemia de Covid-19, apontou subnotificação em registros de casos de dengue, zika e Chikungunya, devido ao avanço do novo coronavírus no estado.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: